5.11.08


Adoro os meus dois pares de óculos.

Depois de ter aturado anos de graduações que me deixaram quase sempre insatisfeito, ou rapidamente insatisfeito, fui empurrado por um familiar a descobrir o Prof. Monteiro Grilo. A partir daí a optimização do meu conforto e qualidade visual passou a situar-se num patamar novo para mim. Digamos que como doente não sou lá muito fácil e no que diz respeito a novidades às vezes sou um pouco resistente. Como rejeitei as progressivas, e após várias indecisões, decidi optar por um par de óculos de ver ao perto e outro de ver ao longe. Isto obrigou-me, por um lado, a inventar um método para transportar as armações que não estou a usar, e por outro obriga-me a mudar de óculos dezenas de vezes por dia.

Mesmo assim considero-a uma escolha acertada.

A verdade é que com esta opção quando vejo ao longe vejo bem e confortavelmente em todas as direcções e quando vejo ao perto vejo bem e confortavelmente em todas as direcções. É claro que se olho ao longe com os óculos de ver ao perto as coisas mostram-se um pouco turvas e quando vejo ao perto com as lentes de ver ao longe não consigo ler. É verdade, mas aceito isto como a minha realidade e a adaptação é apenas uma questão de organização. Andei uns tempos apenas com os óculos de ver ao perto e sobrevivi. Aliás vi, e continuo a ver, volta e meia, coisas que não existem e que me sugerem formas que depois utilizo nos meus projectos.

Nota: Afinal talvez vá arranjar um par de lentes progressivas para pintar paisagens.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não compre,não.
A sua opção está correcta.
Se comprar bi-focais ou progressivas terá de fazer com os seus olhos,constantemente,uma ginástica danada.
A opção está correcta porque...para pintar paisagens...não precisa de óculos.Basta-lhe sensibilidade.
-E essa não lhe falta.

"Primum vivere"

o passageiro disse...

Boa!
E além disso poupo no oculista.

Mena Nunes disse...

Ola, Kuski, sou a Mena (a do Pedro, aqui no Canada), leva um pouco a habituar aos progressivos, mas ja nao posso viver sem elas, ver para todo o lado confortavelmente, e transportar apenas um par the oculos. O Pedro esta finalmente a habituar-se aos progressivos

Tambem tenho um blog, nao mt actualizado, que agora yenho pouco tempo mena-art.blogspot.com

Abracos, Mena

o passageiro disse...

Vou adiciona-lo ao meu.
Boa Sorte para as animações.