14.2.09






Projecto "Your text here" produzido em 2006 para uma convocatória de mail art promovida por Antonella Grota Giurleo para a biblioteca Gallaratese de Milão

12.2.09



Teoria dos lábios

Tudo o que tem um fora,
Tem um dentro.
Todo o dentro que se preze
É diferente do fora e
Acusa-se labialmente
Nas aberturas.

Espantoso Barbosa / 1988

11.2.09



Aceno

Gostava de construir uma ponte
Que partindo de Lisboa
E atravessando o Crescente
Fosse um caminho directo
Para chegar a Goa.

Uma ponte livre e aberta
Por onde eu não passaria
Se os amigos do Profeta
De nós não desejassem
Nenhuma via.

Um ponte em forma de figura
Que a partir do Oriente
Fosse um binóculo com tampa
Deixando livre a quem espia,
A opção possível
De ignorar a estampa.

10.2.09



Substituição


Ainda bem que está a chover
Porque assim não vou poder sair.

Se era aquela coisa verdadeira
P’ra que é que farejo
Sem eira nem beira
Outra cara, outro olhar,
Outro corpo ou outro beijo,
Uma tremura, uma ternura,
Outra loucura…

P’ra quê?
Porquê?

Se aquilo tudo era tanto
E agora o guardo
Numa caixa bem ao canto
Sobre a qual pouso o meu banco,
Os sorrisos e os
Sobressaltos
Os poemas nunca escritos
E abortados voos altos…

P’ra quê?
Porquê
Esta sofreguidão
De buscar
Substituição?

Ainda bem que está a chover…

9.2.09



Festa, feira e intervenção

Não às escolas aviário!
Não às escolas incubadoras!
A escola deve ser um lugar dentro da vida onde haja democracia, comércio, religião ou não, política, festa, cultura, investigação, contestação ou não, acção.
Gerar indivíduos super protegidos (por distanciamento ou alheamento intencional) e terminar a gestação largando os indivíduos para abate intelectual no sistema social envolvente, parece apenas uma estratégia de angariar carne para canhão.
A ESCOLA DO FUTURO NÃO DEVERÁ SER SÓ UMA SEGUNDA CASA MAS ANTES O MUNDO TOTAL, COM VIRTUDES E DEFEITOS, CARREGANDO AS SUAS CONTRADIÇÕES, PARA OS QUAIS OS JOVENS PODERÃO AJUDAR A DESCOBRIR SOLUÇÕES.
Os nossos alunos não tem ideias claras sobre matérias como ideologia política e social, sexualidade, futuro laboral e profissional, posicionamento ético, planeamento e organização, etc.
Os nossos alunos são como anjos sem nuvem ou diabos sem inferno.
OS ALUNOS DO FUTURO TERÃO QUE SER CIDADÃOS CONSCIENTES DOS SEUS DIREITOS E DEVERES, A MATÉRIA FUNDAMENTAL PARA DEMOCRACIAS SAUDÁVEIS E SOCIEDADES PRÓSPERAS E JUSTAS.